25/02/2010

EMPATIA ENTRE BICHOS

[Eriem Ferrara]
Diz o velho ditado “dois bicudos não se beijam” - Mas o que esse dito popular quer dizer exatamente?
Tratando-se de seres humanos entendo que duas pessoas sem a menor afinidade, com crenças e ideais diferentes quando dividem um mesmo espaço vive em constante “pé de guerra”, ou seja, não combinam, discutem por qualquer banalidade. Mas, em se tratando de bichos, como seria isso?
Vejam esta história.
Temos em casa uma cadelinha da raça pinscher (n° 1) seu nome é Baby, ela nem é tão bonitinha assim, mas é de uma sensibilidade fora do comum. Imaginem que todos os dias vários pardais voam até a área de nossa casa para compartilhar da comida da Baby e, ela temperamental como é, vira uma “fera”, late, corre e põe pra voar todos eles. Mas, um pardal em especial age diferente dos demais, ele vem com o bando, pousa na grade da área e observa todo aquele alvoroço, depois que todos vão embora a Baby e o Tico (nome que carinhosamente dei ao pardal, coitado nem sei se o bichinho é macho ou fêmea), bom como eu dizia, ambos ficam alguns instantes se observando, parece até que eles se colocam em posição humilde (empática) enquanto se contemplam, o Tico pende a cabecinha para um lado e encara sua “anfitriã” como a lhe dizer:
- Você agiu muito bem, meus coleguinhas são gulosos e mal educados... mas, eu posso dar uma bicadinha em sua comida?
A Baby como que aprovando o seu comentário e também seu pedido, deita-se e finge dormir, então o pardal voa até o prato de comida, dá umas boas bicadelas, as vezes até bebe um pouco de água, deixa uma sujeirinha aqui, outra ali e depois vai embora.
O engraçado é que depois que o Tico voa, a Baby parece despertar de seu transe, então começa a latir e correr em volta da área, aparentando uma fúria incontrolável. Mas a impressão que fica, é que sua atitude é puro teatro e que no fundo ela tem uma enorme simpatia pelo pardalzinho.

Nenhum comentário: